FAKETOWN -- um mundo além do arco-íris

Você sabe onde fica FakeTown? Não adianta ter GPS, não adianta procurar no GoogleEarth, não adianta procurar em nenhum Atlas. Ainda assim, pra que você se localize, pense que FakeTown fica à direita de Tlön e à esquerda de Uqbar. E, enfim, sendo um lugar que nunca está, talvez seja um lugar que nunca será.

10.16.2004

Sistema de freqüência não precisará de computador

Correio do Povo, 15/10/2004 - Porto Alegre RS
Sistema de
freqüência não precisará de computador


O sistema de controle digital de freqüência, que será implantado em 2005 nas escolas públicas, vai distribuir um cartão magnético para que os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio possam entrar e sair da escola. Além do controle via cartão, a freqüência será verificada por impressão digital. Segundo o ministro da Educação, Tarso Genro, até o final do próximo ano, entre 60% e 80% das escolas urbanas no país terão o sistema instalado.

Depois de ler essa notinha, fica uma perguntinha que não quer calar: que tipo de informação pode circular nesses cartões, alguém faz idéia? Vai ter um banco (ou vários, integrados) de dados central, não vai? Alguém saberia dizer a possibilidade de aproveitar esse sistema pra ajudar a compor redes de inteligência coletiva (ou equivalentes), ou vamos dar mole e correr o risco de deixar tudo ao alcance do bom e velho BigBrother?