FAKETOWN -- um mundo além do arco-íris

Você sabe onde fica FakeTown? Não adianta ter GPS, não adianta procurar no GoogleEarth, não adianta procurar em nenhum Atlas. Ainda assim, pra que você se localize, pense que FakeTown fica à direita de Tlön e à esquerda de Uqbar. E, enfim, sendo um lugar que nunca está, talvez seja um lugar que nunca será.

7.11.2005

FightClube: Discoteca Invisível (Uol X Cultura Viva)

.
.
Bem, amigos da RedeGlobo, estamos de volta para a transmissão de Uol X Cultura Viva, pelo Play Off de Capital Cultural 2005. Esta e todas as nossas outras transmissões de FightClubes são um oferecimento da minha, da sua, da nossa Antropofagia Seguros. Antropofagia Seguros, há mais de setenta anos garantindo a deglutição da Cultura Brasileira.

Bem, Rei Lelé, os times ainda não entraram em campo, então nós precisamos começar a dar aquela esticada básica, afinal o telespectador brasileiro não ag6uenta mais de tanta expectativa e ansiedade. O Nelson Rodrigues -- Nelson, você tá aí quietinho desde que nós entramos no estúdio. O que é que tá havendo, você não está parecendo muito animado com a partida...

-- Ô Corrupião, sinceramente eu acho que o brasileiro não tá preparado pra ser "o maior do mundo" em coisa nenhuma. Ser "o maior do mundo" em qualquer coisa, mesmo em cuspe à distância, implica uma grave, pesada e sufocante responsabilidade.

Nos-sa-Nelson! Mas então hoje você está com a Macaca, hein?

-- Ora, mas e o que é que você quer que eu diga? Está-se deterioriando a bondade brasileira. De quinze em quinze minutos, aumenta o desgaste da nossa delicadeza.

Ai-ai-ai, meu-deus-do-céu... Nelson, Nelson, Nelson, hoje o clima tá pesado mesmo, hein? Felizmente, o mundo, e o Brasil não é só tristeza. Essa delicadeza não desapareceu no brasileiro, fique tranqüilo.... Ela, acho que nós podemos dizer assim, foi muito machucada, e injustamente, né? É só fazer uns descarregos, inverter umas polaridades, e deixar risoflorar aquela boa e velha cara-de-felicidade, como no sol das velhas puxadas de rede, em plena praia do Boião. Tenho quase certeza de que é isso que o Chico Science faria...

Mas bem, passemos a palavra a outro que até agora se manteve calado, quase sorumbático, que é o Fernando Pessoa. E aí, Fernando, qual é a sua expectativa em relação à partida?

-- Beim, Cor'pião... C'reio 'shtaire muito optimista com a partida, afinal de contas sou d'aqueles que ac'reditam que só a Arte é util. Crenças, exércitos, impérios, atitudes - tudo isso passa. Só a arte fica, por isso só a arte vê-se, porque dura.

Ora, ora, ora, mas é muito bom saber que tem mais gente animada para as emoções de Uuuuniversonline e Cul-tu-ura-Viva!!! Falta pouco, falta muito pouco pra começar a transmissão da partida. Cotinue conosco, que nós voltamos já-já.

Globo e você, tanto temos a debater!

[Off.

Mas então, Nelson, que que é mesmo que se tava querendo dizer quando...]